Dr. Aldo Parodi - Médico Cirurgião
Respirar bem é fundamental.
Cirurgião Torácico especialista en cirurgias da Parede Torácica.


Pectus
O termo Pectus é usado para designar as deformidades da parte da frente do tórax, popularmente conhecida como “peito de pombo” (pectus carinatum) e “peito de sapateiro” (pectus excavartum).
Elas são frequentes e Subdiagnosticada. Quem possui a deformidade tem vergonha do aspecto de seu tórax, evitando roupas e atividades que deixem o problema perceptível.
O tratamento pode ser ortopédico ou cirúrgico.
Fraturas de costelas
Uma costela pode ser fraturada geralmente por uma queda ou acidente, tosse prolongada e esportes com movimentos repetitivos. Os sintomas incluem dor ao respirar profundamente, ao pressionar a área lesionada ou ao curvar ou virar o corpo.
O seu tratamento pode variar desde um tratamento conservador com repouso e analgesia ao tratamento cirúrgico. Quando existem várias fraturas, a dor é persistente ou não existe uma cicatrização adequada.


Hiperidrose
É uma condição que provoca suor excessivo, na qual os pacientes podem transpirar muito até mesmo em repouso. Afeta milhões de pessoas no mundo. Produzindo além do desconforto físico, grande constrangimento social.
Os sintomas mais comuns são normalmente as axilas, palma das mãos e sola dos pés, mas pode ocorrer no couro cabeludo, abaixo das mamas, nas virilhas ou na face.
A simpatectomia torácica é o tratamento cirúrgico definitivo produzindo grandes taxas de satisfação.
Médico Cirurgião Especialista

Nódulos Pulmonares
Os nódulos pulmonares são pequenas massas ou manchas que se formam nos pulmões, geralmente com menos de três centímetros de diâmetro. O acompanhamento médico é fundamental.
Em alguns casos pode ser benigno ou maligno. Desta forma a abordagem pode variar, desde um simples acompanhamento, necessidade de biopsia ou eventualmente a retirada por meio de cirurgia.
Câncer de Pulmão
Dentre todos os tratamentos, o procedimento cirúrgico é o que mais proporciona resultados efetivos do controle do câncer do Pulmão.
A cirurgia consiste na retirada do tumor, levando em conta uma margem de segurança para garantir eficácia da operação.
Existem três formas de tratar o cancer de maneira cirurgica:
- Cirurgia Convencional aberta;
- Videotoracoscopia (VATS);
- Cirurgia Robótica.

Falta de ar constante não é normal.

Patologia
Traqueal
Podemos dividir a patologia traqueal em benigna e maligna. As doenças benignas são muito mais comuns. Sendo a estenose ou fechamento de traqueia a mais frequente. Esta se manifesta com falta de ar e histórico de intubação recente. O tratamento pode ser endoscópico por meio de dilatação e colocação de moldes, ou cirúrgico, retirando o segmento doente da traqueia, com sua posterior reconstrução.

Tumores do
Mediastino
Os tumores do mediastino são lesões que se desenvolvem no espaço entre os pulmões, conhecido como mediastino. Estes tumores podem ser benignos ou malignos e podem ter origem em diversos tecidos e células presentes no mediastino. É recomendada a intervenção cirúrgica em situações onde há compressão dos órgãos do tórax, coração, pulmões ou esôfago, pelo tumor.

Tumores da Parede
Torácica
Os tumores da parede torácica podem ser benignos ou malignos e podem afetar a função pulmonar. Podem originar-se nos ossos das costelas ou do esterno, nas cartilagens, nos músculos, no tecido adiposo e nos nervos. Os tumores da parede torácica demandam uma abordagem multidisciplinar, sendo a cirurgia a pedra angular, para garantir bem o diagnóstico ou tratamento definitivo.
Não espere piorar.
Exames
Realizados em nossa Clínica

Broncoscopia
A broncoscopia é um exame visual direto das vias aéreas através de um tubo fino com uma câmera na ponta, chamado broncoscópio. O exame nos permite inspecionar dentro dos pulmões e visualizar eventuais alterações ou lesões.
Nosso Especialista
Escolhi a Cirurgia Torácica por ser uma especialidade versátil e por envolver uma região nobre do nosso corpo, que exige um amplo conhecimento em diversos campos como cirurgia, pneumologia, radiologia, oncologia, ortopedia, estética, entre outros.
Durante a minha formação médica, descobri uma afinidade especial pelas patologias relacionadas ao aparelho respiratório e ao aparelho musculoesquelético. Na dinâmica dos problemas que afetam os pulmões e a parede torácica, encontrei o ponto de equilíbrio da minha vocação.
Venho de uma família numerosa de descendentes de italianos, onde há vários médicos. Desde criança, tive contato com a medicina e a cirurgia, e decidi muito jovem seguir os passos dos meus tios mais velhos, que me mostraram que, para ser um bom médico, é necessário, além de possuir grande conhecimento, ter carinho e cuidado com os pacientes.
Hoje, sinto-me privilegiado por herdar esse legado e estou aqui para oferecer meu conhecimento e experiência a quem necessitar. Conte comigo para cuidar de você!

Dr. Aldo Alfonso Parodi Pita – CRM193651